Crie sua conta e tenha suas receitas disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.

Alheiras de Mirandela

O prato típico português criado por cristãos novos que mantinham em segredo o judaísmo. A alheira parece feita de porco mas era de galinha, para enganar a inquisição cristã. A versão moderna, no entanto, é feita com porco, frango e alho.
Ingredientes:
1 kg de carne de porco
1 kg de carne de frango em pedacinhos
4 dentes de alho
1 colher de sopa de sal
1 colher de sobremesa de pimenta do reino moída
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de páprica picante
2 colheres de sopa de salsa picada (de preferência desidratada, para não alterar o gosto)
1 colher de sobremesa de cura (salitre ou nitrato de sódio)
1 pão italiano (500g)

Preparação:
Faça uma boneca de gaze com uma colher de sobremesa de pimenta do reino em grãos (triturar levemente com um martelo de carne). Coloque os ingredientes em uma panela de água e cozinhe por duas horas. Coe, reserve o caldo, corte o frango em pedacinhos e moa a carne de porco. Retire a casca de um pão italiano amanhecido, de cerca de 500g, e corte em fatias. Coloque em uma vasilha e jogue por cima o caldo em quantidade suficiente para amolecer. Junte as carnes e reserve.

Misture todos esses temperos e reserve. Coloque em uma panela 5 colheres de sopa de azeite, e esquente o fogo junto a 6 dentes de alho. Frite o suficiente para dourar e jogue sobre a mistura dos temperos. Junte as carnes e o pão amolecido e misture. Embuta as tripas de boi compradas secas e pré hidratadas (deixe de molho em agua por 20 minutos). Faça as linguiças mais compridas, de forma que seja possível dobrar em ferradura. Para manter nessa posição, amarre as duas pontas uma próxima da outra com barbante. Pendure para secar (na sombra, num lugar ventilado) e leve ao forno com a porta aberta para desidratar, durante 30 minutos.

Tempo de Preparação: 01:00h
Porções: 8

Link para um vídeo ou receita externa:
https://blog.grandcru.com.br/receita-alheira/

Categorias : Charcutaria

Enviado por: Humberto Ferreira
Sim, eu já experimentei esta receita.

Comentários:

Nenhum comentário.