Crie sua conta e tenha suas receitas disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.

Pulled Pork

Pulled pork é um tipo de churrasco típico da culinária dos Estados Unidos da América, preparado com carne de porco, normalmente do pescoço. Consiste num método lento de preparação em lume brando.
Ingredientes:
Ingredientes para 10 a 12 sanduíches
- 1 peça de aproximadamente 2 kg de copa-lombo
- 10 a 12 pães de hambúrguer (usei os de brioche)
- Manteiga sem sal em temperatura ambiente para passar nos pães

Para o dry rub (tempero seco)
- 1 colheres de sopa de cebola em pó
- 3 colheres de sopa de açúcar demerara (na falta, use o cristal)
- 3 colheres de sopa de sal fino
- 2 colheres de chá, bem cheias, de alho em pó
- 2 colheres de sopa, bem cheias, de mostarda em pó (usei a inglesa, que é mais potente)
- 1 e ½ colher de chá de pimenta caiena em pó
- 1 colher de sopa, bem cheia, de páprica doce

Para o caldo
- ½ xícara de água
- 1 xícara de suco de maçã
- 1/3 de xícara de vinagre de maçã
- ½ cebola grande, cortada em rodelas

Para a salada de repolho e maçã
- 350 g de repolho verde
- 350 g de repolho roxo
- 400 g de maçã
- ½ colher de sopa de sal fino
- Suco de ½ limão

Para o molho da salada
- 1 potinho (170 g) de iogurte integral natural (não adoçado)
- ½ xícara de maionese
- 1/3 de xícara de azeite extravirgem
- 3 colheres de sopa de suco de limão
- 2 colheres de sopa de folhas de salsão picadinhas
- sal a gosto

Preparação:
Espalhe parte do rub pela superfície do copa-lombo, formando uma boa camada por todos os lados. Não se preocupe, como tem açúcar no rub, não há risco de salgar demais a peça. Espere uns cinco minutos para a carne absorver o tempero e a leve ao forno preaquecido a 140 graus em uma assadeira. Abaixo dela, no piso do forno, coloque uma outra assadeira, com água. O vapor vai ajudar a evitar que o porco resseque durante o cozimento. Coloque mais água conforme ele for secando.

Coloque os ingredientes do caldo em uma panela e cozinhe por trinta minutos em fogo baixo, panela semitampada.

Após quatro horas e meia de forno, a temperatura interna central do copa-lombo deve atingir algo próximo a 70/73 graus, quando se deve embalar a carne em alumínio (três camadas para não ter o risco de rasgar e perder o caldo no forno). Como o tamanho de cada peça e o tipo de forno podem variar, sugiro verificar de hora em hora a temperatura interna da carne a partir de duas horas e meia de forno.

Enquanto isso, prepare a salada. Corte ao meio e fatie bem fininho o repolho. Fiz o mesmo com as maçãs, retirando os talos e as sementes. Uma dica para não oxidar as maçãs enquanto as for fatiando é colocá-las em uma travessa com água, suco de meio limão e meia colher de sopa de sal. É só deixar de molho por vinte minutos, colocar em uma peneira e passar água corrente - está pronta para ser usada na salada.

Misture as fatias de maçã com as tiras de repolho e coloque o molho - este é bem simples: basta bater todos os ingredientes por alguns segundos em um mixer. Cobra a salada com filme plástico e leve à geladeira por duas horas.

Quando faltar uma hora e meia para a carne ficar pronta, coloque duas cebolas com casca e tudo nas grades do forno para assarem junto com o porco. Finalizado o tempo de forno, retire o pacote de alumínio com o copa-lombo e deixe descansar, ainda embrulhado, por uma hora. É o tempo da carne relaxar e esfriar um pouco.

Corte os pães ao meio, passe manteiga nas metades e dê uma tostadinha em uma frigideira em fogo médio. Desfie o porco com as mãos ou dois garfos, e misture com o caldo que sobrou dentro do alumínio e as ceboladas assadas que foram picadas grosseiramente. É hora de corrigir o sal, se necessário, e montar os sanduíches com um pouco da salada de maçã e repolho por cima. Se gostar de pimenta, coloque algumas rodelas bem fininhas de dedo-de-moça no seu sanduíche.

Se você resolver fazer na véspera, minha sugestão é manter o copa-lombo (após esfriar totalmente) dentro do pacote de alumínio, na geladeira. Aqueça por uma hora no forno a 140 graus e desfie na hora de servir. Se já desfiou e quer reaquecer, faça isso na panela, em fogo mínimo, adicionando mais um pouquinho do caldo e do dry rub.

Tempo de Preparação: 06:00h
Porções: 8

Link para um vídeo ou receita externa:
https://gq.globo.com/Colunas/Andre-Lima-Luca/noticia/2017/09/pulled-pork-sandwich-o-sanduiche-de-porco-desfiado-que-e-um-espetaculo-norte-americano.html

Categorias : Lanches e Sanduíches

Enviado por: Humberto Ferreira
Ainda não fiz esta receita mas tenho vontade de fazer um dia.

Comentários:

Nenhum comentário.