Crie sua conta e tenha suas receitas disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.

Mil Folhas

O Mil-folhas é um bolo de origem Francesa, de grandes ou pequenas dimensões, feito com massa-folhada e recheado com um creme.
Ingredientes:
2 embalagens de massa folhada de compras (4 placas)
Farinha para polvilhar
Papel vegetal

PARA O CREME:
1 L de leite
150 g de açúcar
70 g de farinha
5 Ovos
1 saqueta de açúcar baunilhado
Película aderente

PARA A GLACE:
120 g de açúcar em pó
100 g de chocolate em barra
1 clara
3 gotas de limão

Preparação:
Ligue o forno a 180 graus. Estenda as placas de massa folhada em separado em cima da mesa polvilhada com farinha e corte cada uma num círculo de 20 cm de diâmetro. Coloque um círculo no tabuleiro do forno previamente passado por água fria, cubra com papel vegetal, disponha em cima uma forma para a massa não subir e leve ao forno durante 20 minutos. Reduza o forno para os 170ºC e deixe mais 10 minutos ou até ficar douradinha e bem seca. Repita a operação com as outras rodelas de massa.

Prepare o creme
Leve um tacho ao lume com o leite e deixe aquecer. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até ficar um creme fofo, junte a farinha, mexa bem e adicione depois o leite, aos poucos e mexendo sempre. Deite para um tacho, leve ao lume mexendo continuamente até ferver, retire do lume, deite para uma tigela, cubra com película aderente e deixe arrefecer.

Prepare a glace:
Bata ligeiramente a clara, junte o açúcar em pó e as gotas de limão e mexa bem. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, leve a derreter em banho-maria ou no microondas, retire e mexa bem até ficar morno. Barre um círculo com a glace e deixe secar um pouco. Deite o chocolate derretido dentro de um cone de papel, faça uma espiral em cima e passe um palito para fazer o efeito que vê na foto.

Deite o creme para um saco de pasteleiro com boquilha. Ponha outro círculo de massa num prato, cubra-o com 1/3 do creme, coloque outro círculo por cima, volte a cobrir com mais 1/3 do creme, disponha outro círculo e espalhe o resto do creme. Cubra então com o círculo que decorou e sirva.

Dica: Você pode cortar na forma que preferir, como os pequenos retângulos encontrados nas pastelarias portuguesas.

Tempo de Preparação: 06:00h
Porções: 7

Link para um vídeo ou receita externa:
https://www.teleculinaria.pt/receitas/doces-e-sobremesas/mil-folhas-de-creme-pasteleiro/

Categorias : Doces e Bolos

Enviado por: Humberto Ferreira
Ainda não fiz esta receita mas tenho vontade de fazer um dia.

Comentários:

Nenhum comentário.